Thursday, December 4, 2008

O que é a neurobiologia das plantas?


A neurobiologia das plantas descreve um campo antigo e fascinante do vegetal que lida com uma base fisiológica do comportamento adaptativo das plantas. É uma espécie de biologia sensorial das plantas. Nesta perspectiva, mais completa, as plantas são consideradas como organismos que processam informação, com comunicações complexas de vários tipos no seio de uma planta isolada. A ciência procura saber como a informação é acumulada e processada, quais as vias para a transmissão de dados (já que não há sistema nervoso), e como são integradas e coordenadas respostas adaptativas, como os acontecimentos são "recordados" para permitir previsões realistas do futuro com base em experiências passadas.
"As plantas têm um comportamento tão sofisticado quanto os animais, mas este potencial foi ocultado por acontecer numa escala de tempo muitíssimo mais lenta do que a dos animais. Esta característica deveria tornar mais fácil, para cientistas, descobrir os mistérios das suas funções neurobiológicas e respostas comportamentais", escreve a Society of Plant -Neurobiology, que não tem qualquer cariz paranormal, esotérico ou espiritual.

Veja aqui este interessante site científico.

1 comment:

Melony Fisher said...


Superb post however , I was wanting to know if you could write a litte more on this topic? I'd be very grateful if you could elaborate a little bit further. Many thanks! capital one card login in