Thursday, October 15, 2009

Plantas reconhecem família...



As plantas não têm olhos nem ouvidos, mas reconhecem os filhos, como descobriram presquisadores na Universidade de Delaware. O sistema de BI está nas raízes e nas substâncias químicas emitidas. O estudo foi divulgado no jornal científico Communicative & Integrative Biology, e conduzido por Harsh Bais, aqui na foto, professor assistente de ciências das plantas e solo naquela universidade.
Descobriu-se o seguinte: quando os rebentos crescem ao pé uns dos outros, são simpáticos e não criam mais raízes para competir uns com os outros. Assim que a planta é mudada para ao p´de estranhos, começã a criar mais raízes para absorver mais nutrientes e água do solo. Como não se podem deslocar, as plantas criaram padrões de reconhecimento complexos.
A descoberta tem implicações na agricultura: um campo de plantas da mesma família criará raízes mais curtas e muito mais folhagem. E em casa, quando se plantam rivais ao lado um do outro um deles será mais competitivo face aos nutrientes e água, enquanto a maior parte de nós culpará o viveiro por ter fornecido plantas mal tratadas...

No comments: