Thursday, January 26, 2012

Aprendizes de Xamã

A busca por um equilíbrio pessoal, um longo percurso de aprendizagem e os fundamentos de uma espiritualidade completamente diferente dos rumos mais conhecidos são o que Géraldine Correia apresenta neste livro. Uma viagem ao mundo das plantas psicotrópicas e às diferentes possibilidades no mundo do xamanismo, contada de forma bastante pessoal, mas, ao mesmo tempo, explicando bases e conhecimentos adquiridos ao longo da aprendizagem. E o primeiro impacto é, inevitavelmente, de estranheza, já que aquilo que aqui é explicado é, em muitos aspectos, diferente e contrastante com muitas outras formas de espiritualidade. Para quem não tiver conhecimentos prévios do tema (como foi o meu caso), a impressão inicial deixada por este livro é a de muito para assimilar em muito pouco tempo, já que se trata de um livro relativamente curto, mas onde as muitas experiências vividas pela autora se cruzam no seu relato de aprendizagem.
Passada esta confusão inicial, a leitura torna-se muito interessante. Ainda que a sensação de entrar num mundo completamente desconhecido nunca se desvaneça, é fácil, depois de assimilado o estilo de escrita da autora, diferenciar os princípios que definem a experiência vivida dos relatos da experiência pessoal. E estes dois elementos constroem um equilíbrio interessante: ao acompanhar a história da autora, desperta-se curiosidade em saber mais da sua evolução e do que a terá despertado, enquanto que, ao ver as regras associadas aos retiros e às diferentes plantas, surge o interesse em saber de que forma os seus efeitos se manifestam em cada um. 
Resulta disto uma obra interessante, onde é, apesar de tudo, o registo pessoal o que mais cativa, dando a conhecer uma forma diferente e pouco conhecida de viver a espiritualidade. Para mim, era um mundo completamente novo. Ainda assim, gostei de ler.
Link: http://asleiturasdocorvo.blogspot.com/2012/01/aprendizes-de-xama-geraldine-correia.html?showComment=1327579150957#c2544776243491341566

3 comments:

Luiz Fernando Aquini said...

Olá. Estou lendo o teu livro APRENDIZES DE XAMÃ, e fez-me lembrar Carlos Castañeda e D. Juan Matos... Enfim, gostaria de saber se existe algum retiro em Portugal? obrigado pela leitura.
Luiz Fernando Aquini

GodsdoG said...

Muito interessante este blog.


Ando a pesquisar sobre Ayahuasca e acho interessante a autora ser economista e uma interessada pelos assuntos de psicadelismo e espiritualidades.

Jose Carlos

Jeferson Biela said...

Lançamento do livro “A Gente Vai Morrer Mesmo"

A Gente Vai Morrer Mesmo é uma verdade suprema, indiscutível e libertadora. Uma filosofia poderosa que transforma vidas banais em aventuras emocionantes. Junto com a Maria, a minha fiel companheira de loucuras, mandamos tudo às favas para mergulhar de cabeça nesse delírio.

A obra trata disso: da forma como os autores Jeferson Biela e Maria Formosinho conseguiram se libertar de tudo o que já não era mais útil em suas vidas. Ambos venderam o que tinham, largaram seus empregos, casa, conforto, segurança… Deram um grande adeus à velha vida e abraçaram com toda a força as novas e incríveis experiências que surgiam.

Assim, alguns anos e aventuras depois, nasceu este livro, que está longe de ser um simples diário de viagens ou algo do gênero “auto-ajuda”. Ele também não trata das grandes verdades da vida e muito menos te mostrará o caminho exato a seguir. Como os próprios autores comentam:

“Fizemos tudo o que deu vontade de fazer. Todas as viagens, todas as experiências e aventuras loucas. Tudo o que vinha à mente. Tudo mesmo. Sem medo. Sem a preocupação de reservar hotéis ou comprar passagens com antecedência. Cada decisão tomada era fruto de um devaneio momentâneo. Olhar uma placa na rodovia com uma vaca era um “sinal” de que “deveríamos” ir para a Índia, assim como perceber uma figura de um canguru na mochila de alguém era um “chamado” para ir morar na Austrália. Víamos “sinais” em qualquer coisa. Tudo era um pretexto para pegar a estrada.”

Seja em rituais com as tribos indígenas da Amazônia, perdendo as unhas no Caminho de Santiago de Compostela, meditando e testando os anticorpos no caos da Índia, sofrendo os efeitos do ar rarefeito em uma montanha no Chile ou ainda experimentando um jejum prolongado de quase um mês em uma ilha deserta no Brasil, foram seis anos vividos intensamente, sempre arriscando tudo. Mas confiantes de que definitivamente ninguém morre antes da hora.

A Gente Vai Morrer Mesmo está disponível para venda nos sites:


www.a-gente-vai-morrer-mesmo.webnode.pt

www.jefersonbiela.com

www.aconchego.online


* Faz parte da coleção os ebooks Ayahuasca – o Chá Sagrado, Aconchego Divino, Aconchego Criativo, Alegre Seu Dia e este, A Gente Vai Morrer Mesmo, além de alguns outros conteúdos e links com fotografias.

:)